terça-feira, 19 de junho de 2012

UM FUTURO VERDE PARA O NOSSO PLANETA


Que mundo iremos deixar aos nossos filhos? Esta é uma pergunta que deve preocupar a todos. Cada geração é responsável por melhorar a vida das gerações futuras mas a rapidez com que estão a verificar-se as alterações climáticas, conjuntamente com a actual recessão económica, fazem aumentar o risco com que os nossos descendentes terão de lidar com a subida do nível do mar, a desflorestação, a escassez de comida e água e o aumento das doenças. Uma séria instabilidade social poderá vir a tornar-se uma realidade.
            Antes que seja demasiado tarde para inverter a situação, diversos países da Europa desenvolvem projectos cujos objectivos passam, por exemplo, por reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 20% até 2020. Também a União Europeia pôs em marcha uma ambiciosa legislação que regula o registo, a avaliação, a autorização e a restrição de substâncias químicas, que se propõe levar à supressão progressiva de materiais perigosos.
A investigação científica está a ajudar a desenvolver novas formas de energias renováveis a partir do vento, da água, do sol e dos biocombustíveis. Muitas delas têm origem em iniciativas locais em pequena escala, mas novas tecnologias eficientes poderão ser partilhadas em todo o mundo, promovendo simultaneamente a criação de empregos no sector.
A crise dá-nos a oportunidade de tirar lições importantes e de decidir sobre a forma que queremos dar à nossa economia no futuro, bem como a forma de ajudar as empresas no sentido de contribuírem para a construção dum planeta onde seja tida em consideração a preservação do ambiente que é de todos nós.

                                                                  FNeves