quinta-feira, 21 de junho de 2012

DA EDUCOLOGIA À INSTRUÇÃO - 10


                                   Princípios a honrar (Continuação)

Na sequência dos predicados anteriormente apontados, prossegue a lista dos seguintes princípios a destacar:
Estímulo – O educador é ao mesmo tempo um estimulador e um facilitador. Ao mesmo tempo que partilha informação, torna  o educando mais consciente de si mesmo e mais apto a encontrar a sua própria via. As provas desta via são um incentivo do potencial humano tendente a manifestar-se na sua plenitude.    
Ética – O confucionismo insiste no seguinte mandamento; “Faz o teu possível para tratar os outros como gostarias de ser tratado tu mesmo. Verás que isso constitui a via mais curta para a humanidade.” Idêntico é o princípio bíblico do “ama o teu próximo como a ti mesmo.”  Assagioli nota que isto “se inspira de valores éticos essenciais e universais.” A consciência ético-social procede mais da dignidade do que se é do que de normas exteriores. Como nota Viktor Frankl, “existe uma espiritualidade inconsciente, uma moralidade inconsciente e uma fé inconsciente.”
Exemplo – De acordo com o provérbio latino, verba volant, scripta manent, exempla trahunt (as palavras voam, os escritos permanecem, os exemplos arrastam), Assagioli tem conta da “educação indirecta” relacionada com a “atmosfera psicológica”. Ele próprio fora modelo inspirador desta atmosfera. No dizer de Teresa D’Amico, “ele ensinava nos dando a todos o exemplo pessoal: Ele era o testemunho vivo da psicossíntese.” É particularmente na educação que os modelos exemplares se qualificam pela integridade e coerência.
Experiência -  Só o ensino proveniente da vivência evita que o educador não seja um diletante a fazer do educando uma cobaia. Vem daí a ilação de Assagioli afirmando que “nós podemos educar os outros apenas na medida em que atingimos a nossa educação.” Noutros termos: “Previamente a estarmos à altura de transmitir a psicossíntese aos outros, devemos aplicá-la em profundidade a nós mesmos; não basta ter dela um conhecimento intelectual.”
Higiene psicológica – Jung adverte para o perigo de “infecções psíquicas” e  Assagioli propõe campanhas de “desinfecção psicológica”, tidas como urgentes, à semelhança das campanhas ecológicas. A psicossíntese investe numa educação, quer individual quer colectiva, em ambiente são e harmonioso.
Mutualidade – A educação permanente evoca uma auto-didaxia assistida. Assagioli insiste sobre “o princípio esquecido e negligenciado: a educação do educador.” Dele provém esta questão fundamental: “Onde estão os educadores dos educadores dos educadores?” Nesta mutualidade há um processo que apela para um encadeamento ininterrupto de qualidades a cultivar e compartilhar.

NB - Prosseguirá a lista de vocábulos sob a temática de princípios educativos a ter em conta.
João d’Alcor

                                               João d’Alcor