domingo, 17 de junho de 2012

ATREVA-SE A TER SUCESSO



Quando fazemos coisas que nos estimulam sentimos prazer. Fazer algo que é demasiado difícil cria-nos ansiedade mas se for demasiado fácil também nos aborrece. Entre estes dois extremos da ansiedade e do aborrecimento, podemos encontrar uma atividade que nos interessa e que consegue pôr à prova as nossas capacidades. Quando isso acontece, mergulhamos num estado psicológico estimulante e positivo. A criação artística, a pesquisa científica e os processos de descoberta, a resolução de problemas, a realização de projetos pessoais ou coletivos que valorizam a nossa autonomia individual e que nos dão a impressão de controlo sobre o mundo externo são muito gratificantes, sobretudo quando a conclusão desses projetos nos dá uma sensação de realização pessoal.
Quando fazemos algo que nos preenche, não só a nossa capacidade de concentração é muito maior como facilmente nos abstraímos de preocupações e frustrações que possam fazer parte da nossa vida. Por outro lado, a nossa imersão pode ser tão intensa que perdemos a noção do tempo, envolvemo-nos de tal maneira que parece que a nossa consciência desaparece para depois voltar. Quando terminamos com sucesso a dita atividade sentimo-nos muito mais fortes e seguros para lidar com os desconfortos do quotidiano.
Resta saber: no seio das atividades que fazemos ao longo do dia, quais são as que nos proporcionam este estado positivo? Conseguimos dar o melhor de nós quando fazemos algo que nos coloca obstáculos possíveis de ultrapassar, que nos põe ativos e desafia as nossas capacidades. Por isso inventem, criem projetos, arrisquem… só os que ousam é que se atrevem a ter sucesso!
                                       Rossana Appolloni