sexta-feira, 4 de maio de 2012

A ESCOLHA DE UM CURSO E A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL - 4


                       A vida para além do estudo e da sala de aula

            As experiências de vida que um jovem estudante venha a ter fora do âmbito estritamente escolar podem constituir-se num factor de grande relevo na sua escolha vocacional.
 São essas experiências, traduzidas em actividades dentro ou fora da escola, que lhe proporcionam o desenvolvimento de atitudes de responsabilidade, de cooperação e de trabalho; elas propiciam-lhe uma maior tomada de consciência dos seus interesses, capacidades e traços de personalidade; elas, ainda, são susceptíveis de conduzi-lo a uma maior integração dos vários conhecimentos já adquiridos e despertá-lo para o estudo de outros. Estas experiências, aproveitando os seus tempos livres, constituem, ainda, um meio de fomentar nos jovens comportamentos saudáveis.
Perguntar-se-á, então: que tipo de actividades levar à prática, como concretizá-las e quem responde por elas?
Ora, as escolas poderiam ser, em primeira instância, os promotores e os motores de muitas destas actividades. Assim, a título exemplificativo, que impede uma escola, com a colaboração activa dos alunos e, se possível, liderante, de organizar um clube de ciência, um jornal, uma campanha anti-fumo, um clube de literatura, um horto ou um jardim…
Por outro lado, o Instituto Português de Desporto e Juventude, entre as várias atribuições, tem a de incentivar e apoiar o associativismo juvenil, possuindo, para isso, meios técnicos, humanos e financeiros. Clubes de fotografia, cinema, teatro, filatelia…, com estrutura organizativa própria, poderiam funcionar, nos quais os jovens assumiriam papeis de relevo.
Outras organizações, porém, existem já, como o escutismo, grupos ligados à Igreja…, onde os jovens, desempenhando cargos, assumindo compromissos e exercendo lideranças, podem aprender a melhor conhecer-se, a desenvolver e a testar as suas capacidades e aptidões e, assim, estarem em melhores condições para fazerem uma escolha vocacional mais acertada. 

                                                          Mário Freire