sexta-feira, 20 de abril de 2012

PODE A EDUCAÇÃO MODIFICAR O NOSSO COMPORTAMENTO AMBIENTAL ? - 2





No processo de ensino-aprendizagem, os sistemas educativos de incentivo à poupança de energia fornecem aos jovens informação especializada, de modo a encorajá-los a formar uma opinião própria sobre o assunto e a tomar decisões. É esta relação entre a aquisição de conhecimentos e a consequente acção que poderá levar à mudança de comportamento ambiental.
Parece, também, que os referidos sistemas educativos devam ser apoiados por metodologias que levem os jovens a actuar num contexto social. Em particular, a metodologia conhecida como aprendizagem baseada em projecto, onde os jovens analisam uma determinada situação, procuram as respostas e, finalmente, apresentam soluções, é reconhecida como válida.
O projecto Force for Energy by Children juntou nove agências nacionais, incluindo a Agencia Portuguesa de Energia. Foi organizado para promover a poupança energética através do uso racional da energia em cerca de 100 escolas dentro da faixa etária dos nove aos catorze anos. O projecto possibilitou que as escolas considerassem a energia como um tópico específico, integrado no respectivo currículo.
O material utilizado incluía documentação variada, no âmbito da energia, e ainda um website, possibilitando a troca de informação entre escolas de diferentes países. O trabalho escolar seguia as linhas gerais do projecto e envolvia uma formação inicial de base a que se seguiam visitas de estudo. Possibilitava-se, assim, que os alunos formassem opiniões que conduzissem ao respeito pelos valores ambientais.
O projecto foi bem sucedido, as crianças tomaram a seu cargo a poupança de energia, arrastando consigo a família e os amigos.  Alguns países continuaram com sucesso a iniciativa, mesmo depois de aquele ter terminado.

                                                              FNeves