domingo, 11 de dezembro de 2011

CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O BEM-ESTAR E O PROGRESSO SOCIAL - 1


Nos dias de hoje, sublinha-se, cada vez mais se torna necessária a valorização de indicadores não económicos, do bem-estar e do progresso social tais como: a melhoria da saúde, a sociabilidade, o reforço da participação cívica e a prevenção da obesidade e da criminalidade. A educação, apoiada em actividades desenvolvidas em ambiente escolar, tem um efeito positivo sobre a maior parte destes factores de progresso social.

A educação dá às pessoas, os meios para desenvolver os seus conhecimentos e as suas competências cognitivas, sociais e emocionais, mas também de adoptar os costumes, os valores e os princípios que sustentam um modo de vida saudável e uma cidadania activa.
As pessoas instruídas são mais capazes de tomar decisões esclarecidas e pertinentes porque a educação lhes permite aceder à informação, melhorar as suas competências cognitivas e reforçar certas aptidões sócio emocionais, tais como a determinação, a auto estima e as relações interpessoais.
            A educação, pode ajudar os indivíduos a adoptar um modo de vida mais saudável, a interessar-se mais pela política e também a compreender o papel da mobilidade das pessoas, como contribuição importante para uma sociedade equilibrada.
O ambiente escolar constitui o quadro ideal para levar as crianças a adoptar uma vida saudável e a interessar-se pela vida pública. Por exemplo, o facto de serem servidas refeições equilibradas nas cantinas escolares, completadas com sessões de esclarecimento de modo a sensibilizar os alunos para os benefícios de um regime alimentar equilibrado, pode ajudar as crianças a optar por uma alimentação saudável.
            Da mesma maneira, a participação cívica pode ser reforçada, graças a um clima de ensino aberto, a cursos de educação (cívica) baseados em casos práticos ou ainda a uma filosofia que favoreça a emergência de uma cidadania activa, desde criança.

                                                                  FNeves