segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VIAS DE REALIZAÇÃO - 5



                                                    Via científica

Denominada por Assagioli como “via cognitiva” e “via cientifico-filosófica”, a via científica é caracterizada pela inteligência activa, tendo em conta que concebe e apresenta o mundo das ideias, das coisas e dos factos sob o rigor da lógica. É pendor desta via a estreiteza do antropocentrismo e a atitude de um utilitarismo arrogante. Piero Ferrucci vê nisso a orientação escravizadora “de impor os nossos esquemas ao universo, em vez de adaptar a este os nossos esquemas.” Há que ter em conta igualmente o outro lado da medalha, focado por Assagioli, tendo como empenhamento a libertação de “fadigas as mais pesadas e embrutecedoras”, relacionada com “a diminuição de horas de trabalho e, consequentemente, a oportunidade geral de dispor de tempo e de energia a ser consagrada a actividades culturais, artísticas e espirituais.” A beleza é privilegiada pelos artistas; a sabedoria pelos filósofos e educadores; a energia pelos cientistas. Entretanto, a pendência para as ciências ditas concretas ou puras, fundadas sobre dados dos sentidos exteriores, mais e mais é posta em causa por uma abordagem mais englobante e ética.
A via científica não raro é caracterizada por uma análise eivada de preconceitos e dogmas materialistas. Ferrucci chama atenção para o facto de que “a ciência tem sido muitas vezes mais associada à certeza e à arrogância do que à humildade e ao deslumbramento.” Vem daí que, na filosofia indiana, se considerem as ciências naturais como a via mais longa para se chegar à Verdade. Efectivamente o poder da ciência é manifesto e mais do que nunca notório na mestria e construção do mundo exterior, mas não menos portador de malefícios mediante a destruição de recursos, do ambiente e da paz.
Sábios como Albert Einstein têm destronado o positivismo, fazendo o nexo das ciências naturais com a metafísica, a ponto de eliminar a barreira entre a matéria e o espírito. Ufana do fisicismo do terra-à-terra, em que muito se tem firmado e afirmado, a ciência mais se valorizará dando as mãos à metafísica, designadamente nos domínios da filosofia, da psicologia e da espiritualidade. Na perspectiva de uma síntese, é dado considerar que a matéria é espírito no grau máximo de densidade e que o espírito é matéria no estado mais alto de subtileza, constituindo ambos a unidade da vida. 

                                                                                       João d’Alcor