sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MÚSICA MULTIDIMENSIONAL


A musicoterapia permite o acesso a um movimento interno curativo. Através de um estado de concentração e de relaxação surge a espontaneidade que nos dá acesso a uma ligação com o nosso eu interior. As sensações que recebemos da música, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, permitem-nos libertar as emoções profundas inconscientes. O som é uma forma de energia que atravessa o campo energético para além de onde nos situamos, e permite-nos o vivenciar experiências que poderão mesmo chegar a atingir uma dimensão cósmica. Reconhecer deste modo o nosso inconsciente transforma a nossa vida, permitindo uma integração conciliadora.
É interessante reconhecer os benefícios da harmonia que a música transmite mas, igualmente, interessante reconhecer a consciência dos sons perceptíveis que nos chegam de modo desagradável. Estes despoletam sentimentos de mal-estar, de irritação e outros. Essa consciencialização de sensações desagradáveis permite-nos muitas vezes, se estivermos atentos, ter acesso ao conhecimento da causalidade que nos perturba.
Em contexto educativo, a realização de musicoterapia com posterior dinâmica de grupo anónima realizada com os alunos, será um modo de partilhar sensações comuns positivas ou negativas. A sensação do jovem poder ter em comum com os colegas uma mesma preocupação ou emoção, permite-lhe desbloquear um mundo que até então poderia estar a reprimi-lo.
Ouvir, sentir e partilhar. Pretendemos deste modo prevenir atitudes de violência e incentivar a melhoria nas relações interpessoais.

                                                                              Paula Faria