terça-feira, 27 de setembro de 2011

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E A ECONOMIA DA UNIÃO EUROPEIA


A UE do século XXI oferece oportunidades que representam desafios quer para os seus cidadãos quer  para os seus parceiros.
            A crescente competição com os EUA, a China e outros países emergentes requer que a UE se converta na mais competitiva economia baseada no conhecimento, a nível mundial. A inovação permanente deverá ser uma preocupação fundamental da comunidade de negócios.
A UE reúne um vasto grupo de nações europeias. Em consequência, a diversidade linguística e cultural pode fazer perder competitividade em relação aos países acima referidos. Embora estas sociedades possam ser consideradas heterogéneas, elas têm, pelo menos em comum, uma linguagem escrita, compreendida e utilizada por todos os cidadãos. A falta de especialistas económicos, com capacidades de comunicação linguística e intercultural convenientes, põe entraves ao crescimento económico, à competitividade e à integração plena da UE.
            Como conclusão, pode referir-se que o estudo da UE “Effects on the European Economy of Shortages of Foreign Language Skills in Enterprise” concluiu que uma quantidade significativa de negócios é perdida pelas empresas europeias em consequência da insuficiência de language skills. Tomando como base a amostra utilizada, estima-se que 11% das PMEs Europeias (cerca de 945 000) estejam a perder negócios, como resultado de barreiras de comunicação. A investigação, identificou ainda uma ligação clara, entre o desempenho linguístico e o sucesso na exportação.

                                                                                                                 FNeves