sábado, 3 de setembro de 2011

A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA...PARA TODOS




A Aprendizagem ao Longo da Vida para Todos resulta da necessidade que a União Europeia sente de implementar actividades que promovam a aprendizagem em regiões carenciadas e identificadas como tal, pelo European Council. A proposta é fazer um debate nacional e desenvolver uma intensa colaboração entre os principais promotores da educação, de modo a identificar e testar novas actividades de aprendizagem em contextos formais e não formais. Dá-se especial atenção às novas tecnologias de informação (ICT), tendo como objectivo a procura de modelos sustentáveis de introdução da oferta da aprendizagem e da inovação, na Aprendizagem ao Longo da Vida.
O primeiro passo será a identificação de boas práticas e de soluções/estratégias inovadoras desenvolvidas por Centros Europeus de Excelência. Estes colocarão ao dispor o seu conhecimento, para facilitar a discussão relacionada com as estratégias inovadoras a serem aplicadas. Os referidos Centros Europeus funcionarão, também, como peritos externos e serão convidados a assistir à reunião alargada de apresentação das actividades aos promotores envolvidos.
Essa reunião será destinada não só a instituições nacionais e regionais mas, também, a profissionais da educação e de sectores das novas tecnologias de informação, em contexto educativo. Dela sairão as principais ferramentas para lançar o debate e para discutir as boas práticas, as estratégias inovadoras e a aplicabilidade das soluções encontradas ao sistema educativo em causa. Incluirá vários workshops temáticos (aprendizagem informal e ICT, por exemplo), que oferecerão a oportunidade de iniciar uma estreita cooperação e o teste de novas metodologias de aplicação da inovação à Aprendizagem ao Longo da Vida. Os resultados dos workshops serão sujeitos à apreciação de peritos europeus, de modo a implementar as oportunidades de trocas e o conhecimento transnacional entre os promotores envolvidos. Serão, também, distribuídos aos principais promotores e publicados na plataforma web dedicada.
Esta plataforma web, será lançada para dar suporte às actividades previstas e incluirá áreas abertas à disseminação da informação e à cooperação dos diversos intervenientes. Os resultados do trabalho cooperativo contribuirão para a definição de recomendações estratégicas dirigidas aos responsáveis educativos nacionais e da União Europeia.
Dos resultados esperados são de referir:
- Aumento da confiança nas oportunidades inovadoras, oferecidas pela abertura dos sistemas de educação formal a situações informais.
- Suporte ao desenvolvimento da cooperação dos promotores envolvidos, em novos sistemas de aprendizagem.
- Definição de estratégias para aumentar a eficiência e a fiabilidade das oportunidades da Aprendizagem ao Longo da Vida, às necessidades da sociedade baseada no conhecimento.
- Recomendações aos responsáveis políticos aos níveis regional, nacional e europeu.

                                                                                                FNeves