terça-feira, 2 de agosto de 2011

A PARTICIPAÇÃO DOS MIGRANTES NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA



A participação dos migrantes é um objectivo estratégico do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLL): todos devem ter uma segunda oportunidade e completar a sua formação através, se necessário, de uma aprendizagem personalizada. A contribuição para a equidade social e a cidadania activa deve ser implementada.
Estes grupos com culturas específicas têm, muitas vezes, um desempenho inadequado em áreas de referência, pelo que devem merecer uma atenção especial. Torna-se necessário ultrapassar o desfavorecimento socioeconómico resultante duma formação incompleta, através de políticas especialmente desenhadas. Tais políticas envolvem educadores, autoridades locais e ONG’s. Elas têm como objectivo mostrar a importância da aprendizagem na inserção social e ainda que nunca é tarde para aprender.
Na União Europeia estas políticas são diferenciadas, de acordo com o respectivo padrão migratório: a migração Ocupacional, a migração Extra -Europeia, a migração Intra - Europeia,  a migração Forçada e a migração Regulada. Foram feitas recomendações e libertados recursos para todos os que lidam com a educação dos migrantes. São objectivos a atingir, entre outros, a generalização do acesso das crianças ao ensino pré-primário, a aquisição de competências fundamentais, incluindo a aprendizagem da língua do país de acolhimento e o acesso dos trabalhadores migrantes aos programas de Formação Profissional.

                                                                                       FNeves