quinta-feira, 7 de julho de 2011

UNIVERSO SAUDÁVEL


                               Ao Encontro da Sanidade Mental

        Vimos salientar a importância da realização de um trabalho psicoterapêutico com base na descoberta da causalidade de acontecimentos de vida traumáticos, ocultos nas relações familiares ou sociais, que têm repercussões num mal-estar físico, dor ou sofrimento.
        O modo de sentir os acontecimentos menos bons pode tomar a forma física da doença, através da invasão da sanidade mental do indivíduo e da sua problemática.
        Explicando a origem do corpo e das células e de todos os elementos químicos, e estabelecendo uma analogia com o universo cósmico, podemos compreender a relação tão directa entre a doença e o sintoma. O sintoma situado no corpo, e que tanto desconforto nos traz, não será mais do que o reflexo do desconforto da “alma” e da insatisfação da mente.
        As doenças biopsicológicas referem-se a uma causalidade com origem na família/sociedade. Deste modo procura-se, através de terapias fenomenológicas e dramáticas, encontrar o caminho da estabilidade, tendo em conta a compreensão esclarecedora do nosso interior e dos nossos conflitos, permitindo o mais possível o encontro com a saúde.
            Compreendemos que efectivamente os sintomas se relacionam com a componente biopsíquica, sendo o reflexo de situações não resolvidas ao longo da vida, sendo que a doença propriamente dita se situa a nível da personalidade e não do núcleo espiritual que nos anima, sendo este o fulcro da sanidade.
        A dinâmica da intervenção psicoterapêutica permite o encontro com uma vida mais saudável. É o autoconhecimento revivido e rejuvenescido.                                                                                                                                                                 
 A tranquilidade do espírito é o antídoto da doença.  
                                                                                                      
                                                                                  Paula Faria