sexta-feira, 15 de julho de 2011

EM BUSCA DA FONTE DE SABEDORIA INTERIOR







A Psicologia Humanista baseia-se na fenomenologia e na autonomia de certos traços da personalidade. Refere-se a uma visão do ser humano como um ser criativo com capacidades de auto-reflexão, decisões, escolhas e valores.
Mas se aprofundarmos a vertente Transpessoal a mesma refere-se a uma experiência mística de respeito pelo Ser interior baseada na auto-realização, numa sinergia individual e de espécie, num encontro interpessoal, na sacralização da vida quotidiana. Estuda essencialmente estados de consciência.
Divide a personalidade humana em duas partes: a que se refere ao Ser, aos sentimentos de bondade, fraternidade, solidariedade, sinceridade, tolerância e auto-estima, e a que se refere ao ego, que é a dimensão onde ficam registadas as experiências negativas como a depressão, a angústia, o medo e outras. Este utiliza as máscaras como um instrumento de defesa.
A dimensão transpessoal facilita a transmutação das energias do ego, transformando os sentimentos de desamor em amor. Permite a Transformação das pessoas através do autoconhecimento e na busca do amor em si mesmas e nos outros. Tem como missão a busca de uma realidade mais profunda, para além do ego, desenvolvendo-se uma forma amadurecida de lidar com a vida, permitindo ultrapassar o sofrimento e a dor na busca de um Equilíbrio Emocional.

                                                                                            Paula Faria