quinta-feira, 9 de junho de 2011

A DISCIPLINA NA ESCOLA - 3




                                  A DISCIPLINA NA ESCOLA - 3

                                            Regras para valer

            Cada escola tem um regulamento interno. Ele constitui um conjunto de princípios, competências, regras, direitos e deveres que, sem dúvida, podem contribuir para que o sistema escolar funcione. Mas a sua existência, só por si, não basta para que ele seja cumprido.
            Tão importante como a presença de um regulamento é o modo como ele é aplicado e a maneira como foi elaborado, principalmente quando refere temas que têm incidência imediata na sala de aula. Assim, de nada vale impor um certo número de regras, se elas não nascerem das necessidades e compromissos assumidos pelos próprios alunos. E as necessidades e os compromissos manifestam-se quando eles são solicitados a participar na formulação dessas regras. Com esta participação, os alunos, sendo sujeitos intervenientes, têm responsabilidades por aquilo que assumiram.
            De igual modo, os encarregados de educação poderiam constituir peça importante na formulação do regulamento interno. Na medida em que eles sugerem acréscimos, modificações ou supressões, estão a comprometer-se com as normas que regulam o modo de agir e de estar dos seus educandos. E isso não seria factor de somenos importância para a percepção que eles têm da escola e da imagem que podem transmitir dela junto dos filhos.
É da relação entre os direitos e os deveres de todos os que intervêm no acto educativo que pode nascer a disciplina na sala de aula e, consequentemente, uma educação para a responsabilidade. Perante uma quebra daquela, o sistema escolar não pode ficar imobilizado, fomentando a cultura do desrespeito e da desresponsabilidade.
            Porque razão, então, não fazer participar todos aqueles que são intervenientes no processo educacional (pais, alunos, professores, auxiliares de educação) numa escola na elaboração do seu regulamento, com regras muito claras, de modo que ele tenha possibilidades de ser cumprido?
                                                                                           Mário Silva Freire